Arrependimento-e-Salvacao-A-Mensagem-de-Joao-Batista-sobre-a-Raca-de-Viboras-em-Mateus-3.jpg

Arrependimento e Salvação: A Mensagem de João Batista sobre a Raça de Víboras em Mateus 3

João Batista pregava para o povo de Israel, exortando-os a se arrependerem de seus pecados e aceitarem a Jesus como seu Salvador, pois ele é o único que pode salvá-los.

Mateus 3:1-4 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas. E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

Arrepender-se significa abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo, aceitando-o não somente como Salvador, mas também como Senhor de nossas vidas. O arrependimento envolve uma troca de senhorios; do senhorio de satanás para o senhorio de Cristo e de sua palavra. Ou seja, deixar de fazer a vontade de satanás e passar a fazer a vontade de Jesus Cristo.

Satanás só tem a oferecer coisas que desagradam a Deus. Quando estamos fazendo a vontade do maligno, estamos nos afastando de Deus e correndo sério risco de perder nossa salvação. Mas quando nos arrependemos, estamos abrindo a porta para Cristo e permitindo que ele seja o Senhor de nossas vidas. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” Apocalipse 3:20

O arrependimento é uma decisão livre da parte do pecador, concedida pela graça divina, capacitando aqueles que ouvem a voz do evangelho a crerem nele. “E a mão do Senhor estava com eles; e um grande número crê e converteu-se ao Senhor.” Atos 11:21

Vale destacar que em Mateus 3:5-6: Pessoas vindas de Jerusalém, de toda a Judeia e de todo o vale do Jordão ia até João Batista e quando confessavam seus pecados, ele os batizava no rio Jordão.

A fé salvífica é confiar em Cristo com confiança total como nosso Salvador. A fé envolve arrependimento, que é uma condição imutável para a salvação.

Em Mateus 3:7-10, João dirige sua mensagem repreendendo abertamente os fariseus e saduceus que vinham ao lugar de batismo. Sua fala se dá pelo fato de eles agirem constantemente com hipocrisia e estarem ali apenas por aparência, sem verdadeira intenção de se arrependerem de seus pecados.

Os fariseus eram conhecidos por serem um grupo religioso que “se dedicava a seguir” o Antigo Testamento, juntamente com suas interpretações estritamente humanas. Para eles, a salvação estava ligada à obediência literal dessas leis e regulamentos, com uma prática religiosa exterior e sem compaixão interior. Eles frequentemente discordavam de Jesus e da sua mensagem, que enfatizava a importância de uma religião autêntica no coração e no espírito, ultrapassando a mera obediência mecânica aos mandamentos escritos. Essa divergência pode ser observada em Mateus 9:14, Lucas 18:9-14 e Mateus 23:2-4.

Os saduceus, ao contrário, eram considerados os liberais naquela época, pois não acreditavam no sobrenatural. Embora demonstrassem obediência à lei de Deus externamente, na prática, negavam seus ensinamentos. Rejeitavam as doutrinas da ressurreição, dos anjos, dos milagres, da imortalidade e do juízo final, levando uma vida moralmente relaxada. Além disso, perseguiram Jesus Cristo. Mateus 16:1-4.

O arrependimento foi a mensagem básica na pregação dos profetas do Antigo Testamento:

Jeremias 18:8: “Mas se essa nação se arrepender de seus maus caminhos, eu também me arrependerei do mal que havia pensado fazer-lhes.”

Joel 2:12-13: “Por isso, agora diz o Senhor: Converti-vos a mim de todo o vosso coração, com jejum, choro e lamento! Rasgai vossos corações e não vossas vestes, e converti-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso e clemente, lento para a ira e grande em misericórdia, e se arrepende do mal.”

Malaquias 3:7: “Desde os dias de vossos pais vos desviamos dos nossos estatutos e não os guardastes. Tornai-vos a mim, e eu me tornarei a vós, diz o Senhor dos exércitos. Mas dizeis: Em que hemos de tornar-nos?

Ezequiel 18:21: “Mas se o ímpio se arrepender de todos os seus pecados que cometeu e guardar todos os meus estatutos e praticar o juízo e a justiça, de certeza viverá e não morrerá.”

Aplicação pratica de Mateus 3:1-4: 

A pregação de João Batista ainda é relevante hoje. Aqueles que se arrependerem de seus pecados serão batizados no Espírito Santo e no fogo. 

Quando nos arrependemos de nossos maus caminhos, somos recebidos por Deus como seus filhos, e ele derrama sua graça e misericórdia sobre nós, enchendo-nos com o poder do Espírito Santo. Não sejamos como os fariseus e os saduceus, que conheciam os mandamentos, mas não os praticavam. Em vez disso, ouvimos e praticamos o que a Palavra de Deus nos ensina.

Assim, devemos seguir a mensagem de arrependimento de João Batista, buscando constantemente melhorar e nos aproximarmos de Deus. Ao nos arrependermos sinceramente e nos voltarmos para Ele, somos agraciados com Sua presença e orientação. 

Que possamos ser como vasos abertos, prontos para receber a graça e o amor divinos, e que nossa fé seja sempre acompanhada de ações que reflitam o amor e a bondade de Deus em nossas vidas.

Spread the love

Confira Também!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *